FATOS MARCANTES. Conheça os acontecimentos mais importantes na história da Pernambucanas.
1885 - Desembarca no Brasil o sueco Herman Theodor Lundgren. No Recife, Pernambuco, se estabelece como intérprete e passa a trabalhar como corretor e agente de navios.
1856 - Funda em Pernambuco a fábrica de pólvora da  marca Elephante, primeira  indústria privada do ramo no país.
1904 - Após desenvolver por décadas negócios bem sucedidos, compra a Companhia Paulista de Tecidos, em Paulista (PE)
1908 - É inaugurada a primeira Casas Pernambucanas
Anos 10 Primeira Guerra Mundial - A Pernambucanas e a Companhia Paulista de Tecidos participam ativamente do desenvolvimento do setor têxtil no país
Anos 20 Manual de Procedimentos - A Pernambucanas inova ao lançar um Manual de Procedimentos instruindo seus gerentes a fazerem "reclames" em circos e cinemas. Devido à grande demanda, é inaugurada uma nova fábrica em Rio Tinto, na Paraíba.
Anos 30 Expansão da Rede - Com as novas ferrovias pela evolução café, a Pernambucanas inaugura lojas em cidades recém-fundadas. Trabalhar na rede vira sinal de prestígio, comparável a um posto na Câmara Municipal, no Banco do Brasil ou nos Correios. Tecidos Marca Olho e camisas Lunfor chegam às lojas
Anos 40 Desenvolvimento do Comércio - Com o desenvolvimento do comércio em São Paulo, várias lojas são abertas nos bairros da capital. Para atrair clientes, as lojas colocavam em suas fachadas o boneco Grillo, um policial em madeira que vira símbolo da Pernambucanas e indica a entrada do estabelecimento, credenciando-o como um local seguro e confiável.
Anos 50 Imigração - Para se aproximar das colônias de imigrantes, a Pernambucanas lança folhetos em diferentes idiomas. E a rede leva cinema gratuito à população, com películas e projetores em cidades onde não há cinemas.
Anos 60 Pernambucanas na TV - Lança o filme publicitário na TV que faria história na publicidade nacional: "Quem bate? É o frio." Nova tendência de sucesso: tecidos saem das prateleiras e ficam ao alcance das mãos dos consumidores.
Anos 70 Mercado de Trabalho - Mulheres passam a ser admitidas como vendedoras. A Empresa entra no mercado de confecções para homens, mulheres e crianças. Começa ao poucos a venda de eletrodomésticos eletroeletrônicos.
Anos 80 Ford Models - A Pernambucanas lança o concurso "Modelo Exportação", com a Ford Models. E se torna uma das pioneiras em apoiar esportes como os Jogos do Oeste, campeonatos de motocross, natação e hipismo. O suplemento "Pernambucanas e Você" é adotado como mídia de relacionamento na rede com sua clientela.
Anos 90 - Inicia-se a informatização em toda a rede de lojas. Cartões magnéticos, fitas cassetes, etiquetas de controle e códigos de barra são adotados. É lançado o Cartão Pernambucanas.
Anos 00 - Começa a comercialização de celulares e uma linha de calçados próprios. Em 2005, é inaugurada a Universidade Corporativa Comendadeira Helema Lundgren  e o Memorial Pernambucanas, com 60 mil fotos, 10 folders, boletins  e cartalzes, livros de registros e jingles comerciais. O portal Pernambucanas.com.br vira uma realidade.